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Por onde iniciar sua estratégia de Marketing Digital

Para basicamente qualquer coisa nova que iniciamos, precisamos passar por um momento de planejamento, como por exemplo: Você quer comprar um carro novo. Mas antes de fazer isso é necessário escolher o modelo, ver os prós os contras, as condições de pagamento e traçar seu plano para conquista desse novo bem. Com o Marketing Digital não é diferente, o levantamento da Estratégia de Marketing é fundamental para o processo de implantação.

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“ A estratégia de Marketing é o planejamento de como chegaremos ao cliente, criando o valor esperado e construindo fidelidade”.

 

Quais pontos devo analisar antes de iniciar minha Estratégia de Marketing Digital?

 

  1. Defina quais são os principais objetivos para o lançamento da sua marca, produto ou serviço
  2. Qual será o seu mercado-alvo?
  3. Qual a sua ideia de valor e quais são os recursos disponíveis para tanto?

 

Ficou difícil? Vou explicar utilizando o mesmo exemplo do início do artigo, utilizando a ideia de compra de um carro novo sem abordar o termo negócios para ficar tudo o mais simples possível.

 

Vamos iniciar traçando os objetivos que você quer conquistar ao comprar seu carro novo:

 

Ter um carro maior para a família, ter um porta-mala grande para levar os equipamentos de pesca nas férias, um carro com uma boa suspensão para aguentar os morros e barrancos por onde você costuma acampar.

 

Agora precisamos analisar o ambiente da situação:

 

Um carro grande assim deve gastar bastante combustível, será que a manutenção é barata e duradoura? Estacionar um carro grande para ir ao trabalho todos os dias pode ser complicado.

 

“Lembre-se sempre de pensar na estratégia olhando por todos os lados, e analisando todas as hipóteses sejam elas positivas ou negativas, afinal nada é perfeito”.

 

Um outro fator que precisamos analisar são os recursos:

 

Um carro tão grande assim, com uma suspensão que suporte qualquer ambiente não deve ser barato, e ainda o preço com impostos e seguro devem subir bastante.

 

E ai você começa a pensar em um plano B porque descobre que o tipo de carro que escolheu pode sair muito caro, e começa a pensar em comprar um carro usado, mais antigo mas que ainda assim possua espaço e reduza impostos.

 

Geralmente este processo pode ser enorme, pois podem surgir diversos problemas que te levem a pensar em planos B,C,D,E e por ai vai.

 

“Problemas você sempre irá encontrar, é este o objetivo do planejamento, reduzir riscos escolhendo a estratégia que te traga o menor risco possível”.

 

Agora que você já analisou tudo isso e criou uma relação com todo este ambiente você já pode criar um documento muito importante que irá lhe ajudar em todo o processo de planejamento chamado Matriz SWOT ou Análise SWOT.

 

O termo SWOT é o acrônimo para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats que quando traduzimos para o português temos a sigla FOFA que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

É muito importante que você crie várias análises SWOT tanto de seus produtos ou serviços quando de seus concorrentes, basta pegar uma folha dividi-la em quatro partes e separar em 1: FORÇAS 2: FRAQUEZAS 3: OPORTUNIDADES e 4: AMEAÇAS.

 

1: FORÇAS

O que você faz bem? O que tem de bom? Quais são as suas melhores ideias? Quais são as características que tornam seu produto algo único se diferenciando da concorrência.

 

2: FRAQUEZAS

Em que seus concorrentes são melhores do que você? Em que você pode melhorar? Quais fatores enfraquecem suas ideias?

 

3: OPORTUNIDADES

Quais são as oportunidades macro?

Quais são as oportunidades micro?

Quais são as fraquezas dos seus concorrentes?

 

4: AMEAÇAS.

Quais são as ameaças macro do seu negócio?

Quais são as ameaças no ambiente micro?

Que recursos seus concorrentes possuem e você não?

 

Este conceito pode ser aplicado de diversas maneiras, tanto para aplicação direta em uma empresa, quanto para um produto, setores ou até mesmo ser aplicado em um perfil pessoal.

 

Agora que você já entendeu o que é e como aplicar uma matriz SWOT em seu negócio, é importante entender e criar a sua UVP – Proposta Única de Valor, que não é nada mais do que uma frase que resume algumas características do seu negócio e é a resposta dada pelo seu cliente para essa pergunta: “ Por que eu deveria comprar sua marca em vez da marca do seu concorrente?”.

 

Algumas perguntas básicas podem ajudar na hora da criação da sua proposta única de valor, comece se fazendo as seguintes perguntas:

 

Quais são as possibilidades de posicionamento?

Quais são os concorrentes?

Em qual mercado vamos competir?

Quais são os atributos que definem o produto?

Qual será a percepção do seu público?

 

Alguns exemplos de marcas famosas que disponibilizam a sua UVP publicamente para que você entenda melhor são:

 

UBER: “ A maneira mais inteligente de andar por aí. Um toque e um carro vai até você.”

 

BMW: “A melhor máquina de dirigir”

 

Spotify: “ Te mostrar a música certa para cada humor e cada momento”

 

Facebook: “Ajuda a se conectar e compartilhar o que quiser com quem é importante em sua vida”

 

Youtube: “ Oferece um local para as pessoas se conectarem, se informarem e inspirarem outras ao redor do mundo”

 

Agora que você já tem sua Matriz SWOT e sua UVP formada, é só aplicar em sua estratégia de marketing. Lembre-se que é muito importante também conhecer seu público e por isso nós temos um artigo inteirinho sobre: Como definir o público ideal para seu negócio.

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