O Que é e Como Iniciar no Marketing Digital

Iniciando no Marketing Digital

O Que é Marketing Digital

O Que é Marketing Digital

Marketing Digital em resumo é o agrupamento de atividades que uma pessoa (ou empresa) executa na internet com o objetivo principal de “atrair novos negócios”, criar e desenvolver relacionamento com seu cliente e fortalecer a identidade da sua empresa. As principais estratégias utilizadas no Marketing Digital são: SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

 

Normalmente quando olhamos para o Marketing Digital com uma visão macro ele pode parecer simples e claro, mas ao mesmo tempo o Marketing Digital pode ser muito complexo e grande. Mas calma aí, se você está aqui não pode sair sem entender o que está por trás do Marketing Digital e quais são seus fundamentos.

Você já deve ter ouvido falar bastante em Marketing Digital, principalmente nos últimos anos, onde tivemos um crescimento super acelerado de novas empresas e pessoas vivendo exclusivamente da internet ou do surgimento de novas empresas de ramos diversos aos quais você nunca imaginou encontrar de forma digital, é o caso da Nubank por exemplo, ou até mesmo da NetFlix. A algum tempo atrás era impossível imaginar que pudesse existir um banco completamente digital, sem uma agência se quer, ou alugar filmes da locadora direto pelo computador e assistir a hora que quiser, sem se preocupar em devolver.

Tudo isso só é possível através do Marketing Digital, talvez agora você já esteja começando a entender que o Marketing está mais presente do que você pensa em sua vida.

Definição de Marketing Digital

Philip Kotler – considerado o grande pai do Marketing – define o marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

 

Resumo da História do Marketing Digital

Os principais mecanismos de buscas surgiram no início dos anos 90, período conhecido como Web 1.0, tornando possível o surgimento de diversas empresas, nessa época a internet possuía cerca de 130 sites no ar, mas somente em 1993 o primeiro anúncio clicável foi publicado, tornando possível as primeiras vendas online. No final dos anos 2000 já existiam 17 milhões de sites na internet. E grandes nomes já estavam lá dentre eles empresas como Google, PayPal e Amazon.

Foi nos anos 90 quando a internet passava por uma onda de crescimento, onde começaram a surgir grandes empresas no mundo todo, período que ficou conhecido como Web 1.0 que os principais mecanismos de busca surgiram.

 

Principais Conceitos do Marketing Digital

Como qualquer segmento, o marketing digital possuí diversos termos que você precisa conhecer. Este é um processo muito importante para você entender o que é marketing digital.

 

Persona

Diferente das estratégias tradicionais de marketing. O digital trabalha com um conceito definido como “Personas” que nada mais é do que perfis semi fictícios, baseados nos seus reais consumidores, que representam um comprador real. Assim você consegue direcionar suas estratégias diretamente a imagem do seu cliente, facilitando a entrega da mensagem.

 

Lead

Em resumo um lead é uma oportunidade de negócio. São contatos que você recebe através de uma estratégia de marketing, e depois pode trabalhar e nutrir para gerar uma venda.

 

Funil de Vendas

Funil de vendas ou Jornada do Consumidor, é definido através das etapas ideias para um cliente passar até chegar na venda.

Landing Page

São as páginas de capturas de leads, com um único objetivo e foco, a conversão. A ideia aqui é oferecer um conteúdo de valor em troca do contato do seu cliente.

SEO

Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca. São as técnicas e ações para melhorar o rankeamento orgânico do seu site, ajudando você a reduzir custos com publicidade paga.

 

CTA

Call-to-Action ou Chamada para Ação, como o nome já diz são botões ou chamadas que direcionam a ação que um usuário deve tomar ao acessar a página ou email.

Fluxo de Nutrição

Também conhecido como processo de automação de Marketing, onde você prevê as ações do usuário através de gatilhos direcionando seu lead para um caminho dentro do funil de vendas.

Conheças as Vantagens do Marketing Digital

Se você está acompanhando este artigo já deve ter percebido como o marketing está impactando a forma como empresas divulgam seus produtos e serviços na internet, mas agora vamos falar exclusivamente das vantagens do Marketing Digital.

Interatividade

A interatividade é um fator muito importante e super diferente no Marketing, as empresas perceberam que clientes não querem receber chuvas de publicidades e anúncios, clientes querem interagir com a venda por conta própria, sem precisar a clássica abordagem do vendedor “em que posso ajudar”, aqui você precisa induzir o cliente a ir atrás de você atrair o cliente, utilizando recursos como automação de marketing por exemplo.

Análise e Mensuração

Imagine um mundo antes da internet, enviar pessoas para panfletar, criar anúncios em jornais e catálogos sem saber como medir e acompanhar os resultados. Antigamente se gastava muito dinheiro para impactar as pessoas e conseguir algum resultado. No universo online você pode receber dados em tempo real então se não está funcionando ainda da tempo de modificar tudo e começar de novo, economizando tempo e dinheiro.

 

Direcionamento

No marketing digital você pode, medir seus resultados praticamente em tempo real, segmentar seu público e alcançar exatamente sua persona ideal. Imagine poder criar uma campanha em outro país sem sair de casa, e ainda direcionar para seus anúncios para brasileiros que vivem lá por exemplo, as possiblidades são inúmeras.

 

Maiores Oportunidades

Antigamente estar presente na mídia era caro e algo exclusivo para grandes marcas, pois era custoso, já no Marketing Digital você consegue criar uma campanha em grandes portais, vídeos famosos em alguns segundos.

 

Como Aplicar o Marketing Digital

As maneiras de se aplicar uma estratégia de marketing digital são inúmeras. Descubra quais são suas necessidades.

Inbound Marketing

O Marketing de Atração ou Inbound Marketing, tem como objetivo principal atrair clientes para seu negócio.

O grande segredo do Inbound Marketing, é procurar entender as dores e necessidades dos consumidores para criar um canal de relacionamento entre vocês.

 

Marketing de Conteúdo

Os consumidores procuram por soluções na internet diariamente, e na sua grande maioria a procura começa nos buscadores e se estendem nas redes sociais.

O principal objetivo do Marketing de Conteúdo é colocar a sua marca no lugar certo dentro da jornada de compra do seu cliente.

Em resumo o Marketing de conteúdo é a técnica de publicar materiais e informações valiosos e relevantes, para atrair, encantar e converter.

 

Blog

O Blog é o canal perfeito para publicar seus conteúdos e a partir daí divulga-los.

Em seu blog você poderá criar conteúdos relevantes explorando conteúdos direcionados aos seus consumidores.

Ter um blog não é mais um sinônimo de luxo, ou algo irrelevante, mas uma necessidade, pois é através dele que seu site passara a ranquear nos buscadores, e são os seus artigos que ajudaram na tomada de decisão do seu consumidor.

 

Email Marketing

Email Marketing é muito mais do que apenas uma ferramenta de disparo em massa de e-mails, você pode automatizar diversos processos, trabalhar seu funil, e acompanhar a fase de cada lead.

 

Chegou a hora de aplicar   

  Agora que você já conhece os princípios básicos do Marketing Digital, chegou a hora de aplicar.

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