Desde o ano passado novos comportamentos de consumo foram estabelecidos, como a busca por bebidas voltadas ao bem-estar, relaxamento e produtos com café

Nos últimos cinco anos, os hábitos alimentares dos consumidores mudaram e isto impactou a forma com que a indústria lida com o mercado. Mais itens saudáveis foram colocados na prateleira. O ano de 2020 aumentou o volume de compras on-line, o consumidor passou também a valorizar rótulos autoexplicativos, claros e composições sem aditivos químicos. 

Veja estas cinco tendências para o setor ainda este ano:

alimento para o cérebro: as marcas pretendem investir mais em insumos que podem potencializar a clareza mental e memória, e os produtos podem vir em categorias como águas com gás, substitutos de refeição e bebidas energéticas desenvolvidas mais para o foco do que velocidade. A companhia Numi Organic Tea, introduziu uma linha de super shots orgânicos diários em cinco variedades, as doses apresentam chás, ervas, frutas, raízes e especiarias orgânicos combinados para maximizar o sabor e a função.

alimentos que auxiliam o sono: buscando promover qualidade no sono, tais alimentos devem despontar no mercado esse ano, fomentado pelo impacto mental causado pelo isolamento social onde surgiram queixas de insônia recorrente. Novos lanches, sobremesas e bebidas aproveitam insumos naturais, frutas e outros ingredientes nutritivos que atuam no relaxamento, acalmam a mente e ajudam na transição de dias ocupados para um sono tranquilo. 

As companhias estão inovando nas combinações de ingredientes que visam auxiliar o consumidor, nisto incluem-se a lavanda e passiflora, magnésio com caseína de proteína derivada do leite e cerejas ácidas que são ricas em melatonina.

100% cacau: O sabor original do cacau, bem como os ativos dele passaram a ser mais valorizados pelo consumidor. Os fabricantes surgirão com confeitos feitos de chocolate misturado com a polpa pura, o que significa menor quantidade de açúcar no produto final.

Variedades de café: com o aumento de profissionais em home office, muitos fabricantes de café estão inovando para atender as demandas do consumidor por uma dose da bebida de forma diferenciada. Novos formatos convenientes estão tornando mais fácil do que nunca preparar e saborear sua xícara matinal.

Diante disso, está surgindo o café que ferve como um saquinho de chá, discos de café congelado de alta engenharia que dissolvem em água quente e até uma espécie de manteiga, só que de café, para passar no pão ou então usar em recheios, como o da Nudge Coffee Butters.

Bebidas em lata: Tantas bebidas chegaram às latas em 2020 que inclusive gerou uma escassez da embalagem. Muitos estilos de bebidas agora vêm em latas práticas e recicláveis. Além de bebidas alcoólicas, há mais café, chá e kombuchá em 2021.  Outra tendência é o vinho enlatado.

Na esperança de substituir os bares, é o aumento dos coquetéis em lata. Eles podem variar no nível de álcool, alguns com zero de álcool, se encaixando perfeitamente na tendência ainda crescente de baixo/sem álcool. As empresas de embalagens devem focar na produção sustentáve e olhando para a próxima geração de alumínio produzido com pegadas de carbono mais baixas para substituir as de plástico.