SIGA

Growth Hacking

Se tem um termo no Marketing que está super em alta agora neste fim de ano é o Growth Hacking que nada mais é do que Hacking de crescimento ou seja é uma forma de pensar de forma diferente, testar coisas novas pensando como um Hacker.

o-homem-de-negocios-que-desenha-uma-carta_1133-295

Este termo surgiu logo na virada dos anos 2000 para 2010 e foi desenvolvido por startups do Vale do Silício, o termo foi inicialmente cunhado por Sean Ellis, mentor e primeiro gestor de marketing do Dropbox, em um artigo chamado  “Find a Growth Hacker for your Startup“, que escreveu em 2010.

Um pouco diferente do marketing tradicional, o Growth Hacking vai bem além pois combina uma série de outros elementos do marketing tendo como base a engenharia utilizada por hackers, você pode combinar SEO, inbound marketing, testes A/B, conteúdo viral e muita sede de desafio para atacar seus concorrentes em suas zonas de confortos.

 

O profissional que trabalha com Growth Hacking é chamado de Growth Hacker e tem como foco o crescimento baseado em métricas. Este profissional normalmente combina três habilidades: Métricas, Criatividade e Curiosidade.

 

Se analisarmos como mostra o gráfico acima do Google Trends a cultura do Growth Hacking ainda  está só começando aqui no Brasil em relação aos Estados Unidos.

Ao analisarmos o nível de interesse nos últimos 5 anos percebemos também uma grande crescente:

 

Porém ao comprar Growth Hacking com Inbound Marketing nos últimos 5 anos percebemos que poucas pessoas já conhecem e aplicam em suas estratégias, o que pode ser muito bom.

 

Conheça as 19 formas de utilizar o marketing para impulsionar sua Startup

 

Gabriel Weinberg e Justin Mares, listaram 19 canais utilizados por profissionais de Growth Hacking no livro chamado “TRACTION” para fazer startups crescerem de forma rápida em pouco tempo.  

Confira a apresentação:

Quer apreender técnicas avançadas de Marketing Digital?

Conheça nosso treinamento de Imersão em Marketing Digital ministrado em Curitiba.

Cadastre o seu e-mail e receba toda semana, o resumo dos conteúdos da Mombu. Vai, é de graça!

WhatsApp Chama no Whats! :)