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Glossário de Marketing

Descubra o que significa cada termo utilizado no Marketing Digital

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A

AUTORIA

Além do significado óbvio de deter os direitos autorais sobre determinada obra ou conteúdo também existem ferramentas de autoria como Google+ Autorship. Que por meio de um cadastro no Google + o produtor de algum conteúdo se registra como autor, e assim tem o seu nome vinculado a conteúdos publicados por determinados sites. O que ninguém comenta é que esses links do Google + tem um grande peso para o  posicionamento (ranking) do seu site dentro do buscador.

 

B

BOOKMARKING SOCIAL

Utilização de marcadores que deixam seus favoritos acessíveis pela internet. O que aparentemente facilitaria um eventual acesso remoto, na verdade tem a intenção de conseguir mais visitas, já que sua lista pode ser compartilhada. Os mais conhecidos são Digg, Newsvine e StumbleUpon para textos e posts e também temos o Pinterest para imagens.

 

BRANDING

É o processo de construção de uma marca por meio de experiências que ideias, imagens ou textos despertam em uma pessoa. São essas experiências que constroem uma marca, já o momento em que ela se torna perceptiva chamamos de Brand Recognition ou seja reconhecimento de marca. Uma marca só tem um bom Branding e está fortemente estabelecida quando pessoas atrelam imagens, slogans ou até mesmo áudios aos seus produtos.

BRAND AWARENESS

É a noção de quão atentas à sua marca as pessoas estão. Para negócios digitais por exemplo essa noção pode ser efetivamente medida, graças ao Marketing Digital. Um exemplo disso é mensurar quantas pessoas chegam até seu site, o que consomem e o que pesquisam.

 

C

CTR

CTR é o número de cliques recebido pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que o anúncio foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR

CRO

Em marketing de internet, otimização de conversãoouotimização da taxa de conversão

CALENDÁRIO EDITORIAL

É a organização da produção e agendamento de todas as suas publicações de conteúdo. É importante organizar um calendário pois ele facilita o controle de processos colaborativos.

 

CANAL

É o meio onde o conteúdo estará disponível. Pode ser um site, mensagem de email, podcast, Youtube, Facebook, Instagram etc.

CANVAS

É uma ferramenta estratégica para auxiliar o desenvolvimento ou análise de estratégias através de quadros, ou desenhos.

 

CTA – CHAMADA PARA AÇÃO (CALL O ACTION)

É a instrução contida no conteúdo para que o consumidor (do seu conteúdo) tome alguma ação, por exemplo, um botão induzindo a baixar um ebook.

 

CHECAGEM DE FATOS

Este é o processo de confirmar se a informação é verídica ou não, é uma ferramenta comum utilizada por jornalistas mas que é importante no Marketing Digital também.

 

CHOQUE DE CONTEÚDO (CONTENT SCHOCK)

Mark Shaefer afirma que o Content Marketing ( Marketing de Conteúdo) é uma estratégia inaplicável. Nessa discussão Mark se baseia em três fatores.

  • É impossível se consumir todo o conteúdo desejado ou encontrado;
  • Com o tempo somente as grandes corporações terão condições de se destacar nesse jogo;
  • Com as duas características anteriores, as barreiras serão muito altas para se utilizar essa estratégia.

 

Podemos ir contra essa tese se considerarmos que:

As prioridades é que ditarão que tipo de conteúdo uma pessoa irá consumir.

O mercado sempre existira e a concorrência também, se fosse assim apenas a Coca venderia refrigerante de Cola e nem uma outra.

CMS (CONTENT MANAGEMENT SYSTEM) GERENCIADOR DE CONTEÚDO

Plataformas capazes de gerencia conteúdo como WordPress por exemplo.

CPM – CUSTO POR MIL EXIBIÇÕES

É uma modalidade de anúncios pagos, utilizados no Google ou Facebook por exemplo onde as cobranças se dão a cada mil exibições de anúncios

CPC – CUSTO POR CLIQUE

 

É uma modalidade de anúncios pagos, utilizados no Google ou Facebook por exemplo onde a cobrança se da a cada clique em seu anúncio.

CPA – CUSTO POR AÇÃO

É uma modalidade de anúncios pagos, utilizados no Google ou Facebook por exemplo onde o custo da cobrança se da a cada ação tomada pelo seu cliente, exemplo uma compra ou um download.

 

CONVERSÃO

É ação tomada pelo seu cliente dentro do seu site que gere uma conclusão de objetivo por exemplo a download do seu ebook.

COPYRIGTH VS COPYWRITING OU COPY

É importante não confundir copywrigth com copywriting. Copyrigth vem de direito autoral já o Copywriting é associado a conteúdo, basicamente a criação de um artigo para seu blog já é uma copy.

CONTEÚDO DUPLICADO

Como o nome já diz, é o conteúdo que foi replicado em outro site ou página por exemplo.

 

D

DENSIDADE DE PALAVRA-CHAVE

É o número de vezes que a palavra-chave aparece dentro de um texto.

DOUBLE OPT IN

É uma dupla confirmação do interesse de um indivíduo em receber e-mail marketing de uma empresa, site etc.

 

E

EDIÇÃO

Após a criação de um conteúdo, vídeo ou imagem vem o processo de edição, é o trabalho de editar refinar ou ajustar um conteúdo.

 

ESTRATÉGIAS

Estratégias é a antecipação da criação de sua campanha basicamente é como pensar em tudo que pode acontecer com sua campanha e traçar metas para chegar em melhores resultados. Você encontrará muito essa palavra no Marketing Digital, como: Estratégia de conteúdo, estratégia de marketing, estratégia de SEO etc.

EMAIL MARKETING

Ferramenta fundamental na área de marketing, capacidade de enviar para muitas pessoas um e-mail, mostrar estatísticas, e criar formulários.

F

FUNIL DE VENDAS

É o trajeto que deve ser traçado na estratégia que seu cliente deve percorrer até chegar no processo de venda. Existem muitos tipos de funil um bem conhecido é o AIDA.

FERRAMENTAS

Softwares, Sites, Aplicativos que ajudem a resolver algum problema. Ex. Email Marketing.

G

GTM

Google Tag Manager – Gerenciador único de TAGS de conversão do Google.

GUEST POST

É o convite de outros blogueiros, profissionais etc para escrever conteúdo para seu site.

GERAÇÃO DE LEAD (L.G) OU LEAD GENERATION

É o objetivo de quase todas as ações, descobrir quem acessa o seu site através de formulários por exemplo.

 

I

INVENTÁRIO DE CONTEÚDO

É a faxina do seu blog, por exemplo. Registrar todos os posts do seu site, nome, palavra chaves, etc. Para melhorar e afinar ações de marketing.

INBOUD MARKETING

É conjunto de estratégias que funciona com um imã onde o objetivo é atrair voluntariamente os consumidores para um site.

INFOGRÁFICO

Forma visual de escrever conteúdo utilizando uma imagem extensa funciona como um manual, ou conta histórias utilizando ilustrações.

 

 

K

KPI (INDICADOR DE PERFORMANCE) PERFORMANCE INDICATORS

É a medida de performance das ações de marketing do seu negócio.

L

LANDING PAGE

São páginas produzidas para capturar leads, ou seja dados de pessoas que navegam em seu site ou que possuam interesses pelo produto.

LEAD

Clientes em potencial capturado por formulários ou landing page.

 

LINK

Link um link é o “endereço” de um documento (ou um recurso) na web.

LINK BUILDING

É o conjunto de estratégias utilizadas para conseguir links para o seu site. Tome cuidado ao utilizar essa estratégia, pesquise muito antes.

 

M

MARKETING DE PERMISSÃO

Conceito desenvolvido pelo Seth Godin grande guru do marketing digital americano. Um exemplo é o e-mail marketing onde seu Lead autoriza receber conteúdo.

MARKETING DE CONTEÚDO

Estratégia de Marketing que se baseia em criar conteúdo para promover uma marca, ou uma trajetória de venda.

META DESCRIPTION

É a pequena descrição que aparece abaixo do seu site no Google, se você ainda não dá atenção á isso comece agora mesmo.

N

NUTRIÇÃO DE LEAD (LEAD NURTURING)

É o processo de alimentar seu lead com conhecimentos, informações para engajar e tentar avançar o processo de venda, ou funil.

 

NEWSJACKING

É a estratégia de aproveitar da popularidade de uma noticia de terceiros, para produzir conteúdo que viralize.

NEUROMARKETING

É um dos campos do Marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor

 

O

OTIMIZAÇÃO DE CONTEÚDO OU PARA MOTORES DE BUSCA

É a estratégia utilizada para conquistar posicionamento orgânico ou que gere compartilhamento.

Opt in

“opt in” é a autorização necessária, dada por um indivíduo, para receber comunicações por e-mail de uma determinada empresa.

 

P

PAGERANK

PageRank também conhecido como (PR) foi criado pelo Larry Page em 1995 na Universidade de Stanford é uma métrica que ajuda o Google a entender a importância de determinado site na internet.

Fonte: https://cursodeweb.com.br/planilha-descubra-quantos-acessos-seu-site-pode-ter-no-google/

PHILIP KOTLER

Grande escritor, e pioneiro do Marketing,  antes de Kotler o marketing não era considerado um trabalho tão importante nas instituições como é hoje. Se você quer estudar Marketing Leia seus livros.

PALAVRA CHAVE ( KEYWORDS)

É a palavra mais importante que a pessoa usa em uma busca, ex: Comprar Roupa Barata esse é um conjunto de palavras chaves.

PANDA/PENGUIN

São atualizações dos algoritmos utilizados pelo Google, ele sempre altera por isso é importante manter-se atualizado.

PERSONA

Basicamente é o perfil do seu consumidor ideal também conhecido como Avatar.

PRESS RELEASE

É um comunicado feito por um indivíduo ou organização para a imprensa visando divulgar uma notícia ou um acontecimento de interesse pessoal, coletivo ou midiático.

 

R

REVISÃO

Correção de conteúdos, é importante utilizar a revisão em todo conteúdo publicado.

ROI

Retorno Por Investimento é uma métrica financeira utilizada em campanhas.

S

STORYTELLING

Conceito de usar histórias para mexer com a emoção da sua audiência.

SOFT OPT IN

“Soft Opt in” entende que o relacionamento já existente entre duas partes permite o envio de mensagens de email entre elas.

Ou seja “Soft Opt in” não conta com uma autorização explícita do contato mas trata-se de uma prática existente e permitida.

T

TESTE A/B

Criação de duas versões de determinado conteúdo, mensagem site etc. para analisar seu desempenho e gerar conversões.

 

W

WORDPRESS

Sistema de CMS mais utilizado no mundo, que serve para criação de Blogs, Sites ou Sistemas.

WHITEPAPER

Conteúdo que apresenta informações específicas sobre um único assunto.

 

Y

YOAST SEO

Yoast SEO – É um plugin wordpress que ajuda no gerenciamento do SEO do seu blog ou site, é muito utilizado mas requer alguns estudos para implementação correta.


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