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O Que Você Precisa Saber Antes de Estudar Marketing Digital

Este artigo traz os principais pontos que você deve conhecer antes de iniciar um curso de Marketing Digital, ao ler este conteúdo você terá uma base sólida sobre o que é o marketing digital e como funciona as principais estratégias utilizadas

Tudo que você precisa saber antes de iniciar um curso de Marketing Digital

Antes de começarmos você precisa entender o que é o Marketing Digital.

O Marketing Digital diferente do Marketing tradicional também conhecido como OutBound Marketing, se resume em técnicas de automação, atração, interatividade e relacionamento. Seus maiores benefícios são velocidade, métricas e alcance. Ainda não entendeu? Eu gravei este vídeo falando um pouco das vantagens do Marketing Digital, recomendo assistir:

 

Você encontra diversas estratégias diferentes no Marketing Online, dentre as suas principais estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, complicou? Não tem problema vamos por etapas.

 

SEO – Search Engine Optimization

Também muito conhecido como otimização de sites, se resume em uma forma de aumentar os acessos do seu site através dos resultados orgânicos no Google, ou seja, exibir seu site nas buscas sem precisar anunciar. Este processo costuma ser trabalhoso e o resultado vem a longo prazo, mas com certeza é o tipo de estratégia que alivia o bolso.

Inbound Marketing

Inbound Marketing também conhecido como Marketing de Atração é o conjunto de estratégias que buscam atrair e converter clientes de forma voluntária, ou seja, o Inbound Marketing tem como base o relacionamento com seu consumidor e a educação, usando estratégias como o Marketing de Conteúdo e Automação de Marketing.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo ou Content Marketing é uma estratégia de Marketing Digital muito usada em conjunto com o Inbound Marketing, baseia-se na produção de conteúdos de valor para diversos canais como blog, Facebook, Instagram ou Youtube, como forma de educar e criar autoridade em seu nicho.

(Nicho segmento de mercado, exemplo: Saúde e Beleza ou Empreendedorismo).

Importante: Empresas que assumem a autoridade em seu nicho recebem 78x mais acessos e vendas do que seus concorrentes.

 

O Marketing de Conteúdo também trabalha em conjunto com o SEO, ajudando o posicionamento orgânico do seu site para os buscadores.

 

Como fazer um Planejamento de Marketing Digital

  1.  Você conhece seu negócio?

Agora que você já conhece um pouco das principais estratégias de Marketing Digital, podemos iniciar pelo planejamento de Marketing.

A primeira coisa que você precisa estudar é o estado atual do seu negócio, é preciso ter em mente que para definir um ponto de chegada, é necessário saber bem onde você está.

Você pode iniciar com uma Matriz SWOT do se negócio atual. (se você não sabe o que é matriz swot neste artigo eu ensino como usá-la)

O outro passo é salvar informações importantes como, o número de acessos atual do site, qual tipo de plataforma está usando no momento, como está sendo feito o marketing de conteúdo em seu site, quantas curtidas seu negócio tem nas redes sociais, fazer um diagnóstico de performance do site também pode ser algo importante. Entenda que com tudo isso em mãos será mais fácil prever o crescimento, e até mesmo entender como foi o antes e depois.

 

  1. Vamos estudar o Público-alvo e Persona

O Público-alvo é uma visão geral de um grupo específico de consumidores ou organizações que possuem um perfil semelhante.

Você precisa estudar quem realmente é seu público, não tente abraçar o mundo, gosto sempre de pensar da seguinte maneira “quem muito quer, nada tem” tente entender onde seu público está, qual a sua renda, que tipo de rede social eles costumam estar, qual é o estilo de vida dessas pessoas.

Agora que você já conhece seu público-alvo precisa estudar a persona deste público.

A Persona, Avatar ou Buyer Persona nada mais é do que uma representação fictícia do seu cliente ideal. Você deve basear-se em dados reais sobre o comportamento e características demográficas dos seus clientes, e até mesmo criar suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Veja a persona pode parecer com o público-alvo, mas não é gosto de pensar assim “seu público-alvo é uma mão aberta, a sua persona é cada dedo dessa mão” dentro de um público podemos encontrar diversas personas diferentes veja um exemplo:

Seu público-alvo são homens e mulheres, de 18 a 36 anos, casados, graduados em direito, com renda média mensal de R$5.000,00. Querem mais autonomia no seu dia-a-dia e não estão cansados de trabalhar com carteira assinada.

Logo uma de suas personas poderia ser: Marcos tem 30 anos, é advogado e trabalha em um escritório de direito trabalhista. Pensa todos os dias em sair da empresa e montar o seu próprio negócio. Está buscando na internet formas de montar um escritório com pouco investimento.

Você também poderia ter uma persona diferente como: Rosana que tem 38 anos é casada, seus filhos estão terminando o ensino médio, é advogada e trabalha em um escritório de direito criminal a mais de 8 anos. Todos os dias ela pensa, em sair da empresa, mas tem medo de não conseguir pagar uma faculdade para seus filhos com o dinheiro que irá tirar como autônoma, por isso busca maneiras de montar um negócio sem precisar sair da empresa em que trabalha.

 

Mas porque você deve criar a persona para seu projeto de Marketing Digital, simples! Imagine como seria chato você ler um texto que direcionasse para milhares de pessoas diferentes de você. Com a persona você pode produzir um conteúdo direcionando exatamente nas dores de sua persona, ajudando em cada detalhe no processo de educação, e assim tornando a etapa de conversão muito mais precisa, já que o leitor sentirá que você realmente estava pensando nele quando escreveu.

 

  1. Determine seus objetivos

Agora que você tem uma visão clara de quem é seu público e conhece profundamente as personas do seu negócio, você precisa determinar quais serão seus objetivos.

Por exemplo:

Se você ainda não é conhecido em seu nicho pode determinar como objetivo o aumento de tráfego em seu site para tornar-se conhecido.

E a partir disso traçar objetivos específicos para tal conquista, eu poderia me aprofundar muito neste ponto, mas acho que isso é assunto para um artigo.

 

  1. Liste os artifícios necessários

Agora que já sabe quais são seus objetivos, pode traçar um caminho para alcança-los.

 

  1. Crie um Calendário

Criar um calendário com suas estratégias é importante para que não haja atrasos. Aproveite para estimar quanto tempo você ira dedicar em cada tarefa de marketing digital.

  1. Acompanha o processo

Sempre que terminar uma tarefa faça o acompanhamento dos resultados, lembre-se que é importante conhecer o relatório inicial do seu projeto. Como ele estava antes da aplicação do marketing digital?

 

Ainda tem bastante coisa sobre Marketing Digital, mas se você chegou até aqui já sabe por onde começar seus estudos! 😉

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