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Como Utilizar o Google Trends em Sua Pesquisa de Mercado ou Público-Alvo

Com os dados gerados pelo Google Trends, além de comparações de termos de pesquisa é possível acompanhar a sazonalidade de um segmento, comparar recall de marcas, identificar mercados potenciais para expansões, prever mudanças de mercado, entre outros.

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O Google Trends é uma ferramenta completa do Google que tem como objetivo ajudar o usuário a encontrar as principais tendências do momento.

Nessa ferramenta é possível, por exemplo, comparar termos de pesquisa, acompanhar a sazonalidade de um segmento, comparar recall de marcas, identificar mercados potenciais, prever mudanças no mercado entre outras finalidades.

 

Se você chegou até aqui através do nosso E-book sobre ferramentas para desenvolver pesquisas de mercado e público-alvo sabe que existem uma série de outras ferramentas bem importantes para utilizarmos nesse processo de reconhecimento de mercado.

 

Como Utilizar o Google Trends:

 

O Google Trends pode ser utilizado por portais de notícias para por exemplo, verificar quais notícias estão em ascensão no momento. Para utilizar o recurso automático do Trends é só acessar o site: https://trends.google.com.br/trends/

Ele exibirá em uma visão geral quais são os assuntos do momento.

Perceba que ele possui dois filtros, para segmentar o país ou as categorias, que podem lhe ajudar a encontrar os melhores conteúdos dentro do seu nicho.

 

Caso você queira fazer o comparativo de forma manual, digite na barra de pesquisa um termo ou palavra-chave.

 

Você verá um gráfico indicando crescimento e queda sobre o termo ao longo do tempo, o Google Trends trabalha em uma escala de 0 a 100.

Ao descer um pouco você encontrará um MAPA onde poderá clicar dentro do país escolhido, estado e cidade. Esse procedimento ajuda a entender melhor quais lugares mais buscam pelo termo.

Mais a baixo você verá os tópicos relacionados ao termo que postou, e também por consultas relacionadas ao assunto.

 

 

INSIGTH:  Utilize a ferramenta para entender seu público, descobrir quais conteúdos mais valem a pena investir esforços para ranquear. É uma excelente ferramenta para sua estratégia de Inbound Marketing.

Comparar Dois ou Mais Termos no Google Trends

Para comprar dois ou mais termos volte ao topo da página e clique na opção “Comparar”, agora você verá as informações com foco na comparação entre dois assuntos, por exemplo:

 

A opção de interesse por sub-região será alterada e o mapa passará a exibir os resultados de acordo com a legenda da sua busca, neste caso ficou assim:

Os estados em vermelho possuem maior interesse pelo termo “Linux”. Caso prefira entender por cidades clique sobre o estado, ele exibira dentro do estado quais as cidades possuem o maior interesse.

Ao descer um pouco mais, você verá quais os termos mais procurados dentro de cada categoria.

 

O Google Trends pode te ajudar a entender as necessidades de seu público e te ajudar no processo de Benchmark.

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