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Como o preço pode afetar a percepção de valor do seu produto

Você já parou para pensar em como o preço pode influenciar como o cliente olha para o seu produto?

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Uma pizza de R$65,00 é mais gostosa do que uma de R$30,00 ?

Um carro de R$300.000,00 é melhor do que um carro de R$30.000,00?

Um celular de R$7.000,00 é melhor do que um de R$700,00?

 

Certamente no momento em que você leu as três comparações, sua consciência automática mente já definiu quais produtos eram melhores, isso acontece porque inconscientemente nossa cabeça é influenciada a pensar em qualidade pelo preço do produto.

 

Com o acesso a internet, aplicativos de comparação de preços e e-commerce a diversidade de preços para o mercado acabou ficando achatada, já que diferente de antes onde você encontrava preços diversos para o mesmo produto agora o consumidor passa a ter poder sobre o mercado, passando a ter na palma da sua mão a possibilidade de comparar preços, conseguir um desconto melhor, ver qual frete é mais barato, e escolher o melhor método de pagamento, e isso faz com que os produtos passem a ter valores cada vez mais semelhantes, sem grandes alterações.

 

No entanto o preço que você coloca sobre o seu produto, irá fazer com que o seu consumidor olhe para você e te julgue o melhor no seu mercado ou apenas só mais um, é claro que muitas vezes o preço baixo pode ser uma estratégia de percepção de valor reduzindo o preço, um exemplo para isso é a Amazon, onde a estratégia dela é ser o varejista com melhor preço do mundo em todos os mercados, fazendo com que toda vez que o cliente pense em comprar um livro por exemplo, imediatamente lembre da Amazon pelo seu melhor preço, outro exemplo atual é a própria Netflix, onde a estratégia é oferecer os mesmos benefícios de uma TV por assinatura, mas com a liberdade de pagar pouco e sair a hora que quiser sem contratos de fidelidade. Dessa mesma forma existem casos opostos onde a estratégia é cobrar valores altos para se garantir uma demanda fiel ao produto.

 

É assim que o preço influencia na percepção de valor dos produtos, o consumidor não compra mais o produto, mas a percepção de valor que gera, isso já está na sua cabeça formatado com faixas de percepção, existem coisas que já estão formatados na sua cabeça para serem baratas, e outras para serem premium, se você encontrar um produto que sabe que é caro em um valor muito abaixo do seu preço, logo entende que existe algo de errado com o produto.

 

O que você precisa definir na sua estratégia de marketing e preço é o quanto seus clientes estão dispostos a pagar pelo seu produto e quais são os fatores que irão agregar imagem  e percepção de valor, para que as pessoas se disponham a pagar mais pelo seu produto, ou no caso o posto qual o menor preço possível que você pode praticar para alcançar o maior volume de vendas do seu produto.

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