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Como o Marketing Pode ser Aplicado em Um Negócio Imobiliário

Se você é um Corretor de Imóveis autônomo, ou possuí uma Imobiliária este conteúdo é para você!

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Um Breve histórico sobre a Economia do Mercado Imobiliário no Brasil

Nos últimos 10 anos o mercado imobiliário brasileiro tem andando na corda bamba, tudo isso devido a macroeconomia que avança e retrocede com muita frequência.

Após a crise imobiliária dos Estados Unidos, em 2008, o governo brasileiro facilitou o acesso ao crédito para compra de imóveis para estimular a recuperação da economia. O projeto trouxe grandes resultados, acelerando as vendas e consequentemente melhorando a valorização do preço dos imóveis tanto para venda quanto para locação.

O Mercado Imobiliário no Brasil vivia dias de glória, com a economia em alta, baixo desemprego, renda crescente e inadimplência sob controle até 2013, quando segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), foram financiados 529 mil imóveis uma alta de 17% sobre os 453mil de 2012.

Em 2015 os financiamentos, começaram a apresentar os primeiros sinais de desaquecimento, o que impactaria profundamente os resultados do mercado imobiliário. No ano passado a Abecip informou que foram financiados 175 mil imóveis uma queda de 67% se comparado a 2013. (Você pode baixar  os dados da Abecip neste link).

Com a perca da confiança dos investidores e com o crédito já restrito associado ao aumento do desemprego, a economia fez com que o mercado imobiliário se ajustasse, adotando estratégias de liquidação de estoques, descontos, leilões ou adiantamentos de novos lançamentos.

 

O Início de uma Nova Era para o Marketing Imobiliário

Antes da desaceleração do mercado imobiliário, as estratégias eram focadas no Marketing Outbound (se você não sabe o que é assista este vídeo), ainda que não fosse possível mensurar os resultados dessas estratégias elas aparentavam ser bem-sucedidas.

Nesses últimos 10 anos o consumidor também mudou, não é mais possível atingir os clientes através de uma simples ação outbound, as pessoas estão correndo o tempo todo e não tem mais tempo de ir até a imobiliária, as mídias mudaram, o Facebook surgiu, o Instagram se solidificou, o Youtube virou rede social e as vendas através da internet estão em constante crescimento, talvez porque o consumidor passou a trabalhar mais, ou simplesmente porque o futuro chegou.

Antes da internet o contato com o corretor era direto, ou seja, pensou em comprar ou alugar, pensou em corretor. Hoje o processo da compra não está mais relacionado diretamente a imobiliária, o cliente só procura um corretor quando já está decidido em comprar.

Resumindo a internet se tornou uma grande influenciadora no processo de compra de um cliente, tornando o processo de chegada até o corretor muito mais objetivo. O que fez com que grandes imobiliárias direcionassem um maior investimento na contratação de profissionais para criar conteúdo. Um outro fator bem importante é o crescimento de novos aplicativos, revistas digitais, canais no Youtube que estão surgindo, eles não precisam ser necessariamente focados na venda, mas podem estar trabalhando para despertar desejo do consumidor, seja ele por um novo apartamento como por morar no bairro “X” de determinada cidade.

 

Como o Corretor Pode Utilizar o Marketing Digital em Suas Vendas

Se você é um corretor de imóveis, já entendeu que o um novo tipo de Marketing pode ser a salvação para seu negócio, ele além de ajudar a reduzir custos e tempo, pode te trazer clientes preparados para compra e o melhor gratos pelos ensinamentos no processo de descoberta e aprendizado.

1 Conheça seu cliente

O primeiro passo a ser dado na busca de implantar o Marketing Digital em seu negócio imobiliário é o reconhecimento, eu diria que essa pode ser uma das fases mais importantes do seu Planejamento de Marketing Digital. (Recomendo você ler este ebook sobre pesquisa de público-alvo)

2 –  Entenda o que é Inbound Marketing e como ele pode ajudar seu negócio.

Busque informações sobre Inbound Marketing, compare ele com Outbound e tente criar estratégias que ajudem os dois andarem de mãos dadas em seu negócio. ( Neste vídeo eu explico quais são as diferenças entre, Inbound Marketing e Outbound Marketing).

3Reconheça as Dores de seu cliente

Agora que você já conhece quais são os conceitos do Inbound Marketing, já pode iniciar sua estratégia de Funil de Vendas. Um exemplo básico das etapas de um Funil de Vendas é:

Atrair

Crie conteúdo educativo, para atrair o seu cliente ideal, o foco aqui é gerar tráfego.

Converter

Você pode oferecer um material educativo premium em troca de seu nome e email.

Relacionar

Agora que você tem o contato de seu potencial cliente, crie uma relação com ele.

Vender

As oportunidades foram preparadas, agora é só vender.

Pós-Venda e Análise

Avalie como foi a venda, continue interagindo com seu cliente, busque mais informações, vender e sumir não é legal.

4- Vá ainda mais longe, uma vez que você adotou o Inbound Marketing em seu negócio, busque por práticas ainda mais profissionais, como: Implantação de CRM, uso de métricas avançadas para realizar estudos de performance, e concentre-se em reduzir o tempo da jornada de compra do seu cliente focando no conteúdo para os diversos estágios da compra.

 

Por que o Marketing Digital pode Transformar seu Negócio Imobiliário?

As estratégias de Inbound Marketing não estão concentradas em vendas agressivas, mas em crescimento sustentável, ela garante ao seu negócio mais do que vendas, mas um reconhecimento e solidificação de uma causa, trazendo como consequência mais vendas.

Lembre-se que o Marketing não é um robô que trabalhará sozinho, você precisa alinhar todas as frentes do seu negócio, da atenção ao pós-venda.

Espero que este conteúdo tenha lhe ajudado de alguma forma, deixo aqui meus votos de sucesso!

 

Boas Vendas!

 

 

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