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Como Definir O Público Alvo da Sua Campanha de Marketing Digital

Definindo o avatar ideal para o seu negócio

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Um dos conceitos mais importantes para se viabilizar uma campanha de marketing é a definição correta do seu público alvo. Nunca devemos subestimar esse passo ao criar uma campanha que objetive trazer bons resultados, pois é a partir dele que se atrai o cliente ideal, ou seja, o avatar definido em seu plano de marketing.

Antes de mais nada, devemos nos fazer as seguintes perguntas:

Quais são as necessidades do seu cliente?

Qual o principal problema que ele enfrenta?

Qual o maior preconceito?

Quais os fatores mais importantes para se definir o cliente ideal para seu negócio?

Mas porque isso é importante?

Já vi muitos empreendedores falando que não importa o tipo de cliente, a verdade é que geralmente os empresários pensam que vender é o único fator importante, normalmente não querem saber o sexo do cliente, seus gostos, interesses, nada. Isso é ainda mais comum quando se trata de varejo ou de empreendedores que não possuem uma visão recente de como o marketing digital funciona. Então, ao investir em uma campanha de marketing ele descobre que está atraindo diversas pessoas, mas não está  tendo uma taxa de conversão alta o suficiente para se ter um ROI positivo.

ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, que em português significa “Retorno sobre Investimento”. ROI é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o montante de dinheiro investido, Este é um termo muito usado em publicidade online

Basicamente, existem três tipos de clientes:

O cliente que precisa do seu produto e está procurando por ele.

Esse é o cliente ideal, aquele que normalmente vem até você. O mais indicado para essa persona é criar um anúncio no Google com o AdWords por exemplo, no qual o cliente só precisa te encontrar para comprar.

O cliente que precisa do seu produto e está procrastinando.

Um exemplo disso é o cliente que quer começar a fazer academia, mas não tem coragem de ir até uma e sempre deixa isso para o próximo mês. Para um caso desse tipo é necessário desenvolver estratégias e campanhas que ajudarão ele a tomar uma decisão de compra.

O cliente que precisa, mas ainda não sabe disso.

Neste caso, vamos trabalhar as dores do seu cliente. Ele pode não saber do problema mas, através de vídeos, podcasts, textos, infográficos e email marketing, é possível convencê-lo (a iniciar a academia, por exemplo), demonstrando a importância do processo e o quanto isso fará bem para ele.

 

Meu negócio sempre terá 3 perfis de clientes?

Não necessariamente. Dentro dos três perfis de clientes, podem ainda existir diversos avatares, que precisam ser delimitados e organizados para afastar as pessoas que naquele momento você não consegue ajudar e atrair os clientes com maior potencial de compra.

Toda vez que sua campanha não der certo, refaça os avatares e modele toda a sua estratégia de acordo com os interesses deles.

Dois métodos para definir o avatar para sua campanha de marketing digital:

O método fixo:
É quando você tem certeza do seu público alvo, já sabe se é constituído de homens ou mulheres, conhece bem os dados demográficos, suas dores, medos, anseios, e tem convicção de tudo isso.

O método de definição de avatar interativo:
Este método é mais flexível, onde você pode realizar testes A/B. Um exemplo disso é criar um site e ir remodelando e adaptando as páginas e a identidade conforme a necessidade do seu público.  Algumas técnicas de Growth Hacking podem e devem ser aplicadas.

Growth hacking é o nome dado para definir um modelo de estratégia de marketing inovador, que combina marketing e engenharia e que foi desenvolvido por startups do Vale do Silício com foco em crescimento na virada dos anos 00 para os 10.

 

Lembre-se sempre de redefinir seu avatar constantemente, e tentar entender ao máximo o perfil de cada um. Não produza conteúdo para você, mas procure sempre focar em seu cliente, refaça perguntas, pesquise bastante e não esqueça de que se algo não deu certo, as chances do erro estar na comunicação entre você e seu cliente é muito grande.

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