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Modelo de Pesquisa de Personas

Criando pesquisas completas

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Se você chegou até aqui através do nosso ebook sobre Ferramentas para Pesquisa de Público-Alvo e Personas, sabe que mesmo podendo utilizar diversas ferramentas para sua pesquisa nunca podemos deixar de lado a boa e velha entrevista, o Google Forms é uma excelente ferramenta para isso.

 

Não vou fazer aqui um tutorial de como usar o Google Forms já que ele é uma ferramenta bem intuitiva e se encarrega disso. Mas quero falar de algo ainda mais importante que é o modelo para coletar alguns dados  para criar suas personas.

 

Inicie sempre com uma introdução, ela poderá ser utilizada em um email por exemplo, mas lembre-se não se prenda a isso, seja criativo.

Exemplo:

“Olá,  Fernando, tudo certo? Meu nome é Renan Levinski, aqui da Mombu. Eu vi que você recentemente se inscreveu em nosso curso de Imersão em Marketing Digital. Estamos fazendo uma pequena pesquisa com nossos alunos, e como forma de agradecimento você receberá uma agenda aqui da escola em sua próxima aula”.

 

# Procure oferecer um incentivo para obter essas respostas, certamente as pessoas serão mais sinceras ao responder.

 

Vamos dividir a pesquisa em 4 etapas, sendo elas:

  • Propósito
  • Processo da Compra
  • Reconhecimento
  • Hábitos
  • Encerramento

 

Propósito – Inicie sua pesquisa com perguntas que ajudem a definir quais são os motivos pelo qual seu cliente lhe escolheu.

 

# Por que você escolheu a nossa escola?

# Qual o problema que te levou procurar uma escola?

# Qual o maior benefício que nossa escola oferece para você hoje?

 

Processo de Compra – Busque informações sobre o processo de compra e atendimento.

 

# O que você achou do processo de matrícula do curso?

# Você buscou outras alternativas?

# Como chegou até nossa empresa?

# Quais eram suas dúvidas antes de começar o curso?

# Quais canais de informações te trouxeram até o Marketing?

 

Reconhecimento –  Busque informações que façam o cliente explicar como está sendo a utilização do produto ou se o serviço está sendo útil.

 

# Você já teve novas ideias para seu negócio depois de iniciar o curso?

# Como você vê o marketing agora que já conhece as estratégias aplicadas?

 

Hábitos – Descubra como é a vida do seu cliente em relação a compras e o que ele está consumindo.

 

# Com que frequência você faz cursos presenciais?

# Você compra cursos Online?

# Quais cursos pretende fazer na área de Marketing?

Encerramento – Encerre sempre com uma última pergunta, mas ela precisa ser leve tentando induzir o cliente a passar informações que você esqueceu de perguntar.

 

“ Só mais uma pergunta: Existe alguma coisa que eu não perguntei, e que tenha feito diferença na sua decisão de matricula? “

Obrigado, Fernando, suas respostas vão ajudar muito nossa instituição. Estamos sempre a disposição para ajudar. Um abraço e tenha um excelente dia!

 

 

Agora você já pode criar sua entrevista de persona e público-alvo utilizando o Google Forms. Se ainda não leu nosso ebook sobre Ferramentas para Pesquisa de Público-Alvo e Personas aproveite para baixar ele gratuitamente aqui.

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