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A Importância do Site no Marketing Digital

Renan Levinski

Trabalha com desenvolvimento de sites a mais de 8 anos já foi proprietário de agência web e já desenvolveu mais de 100 sites nos últimos anos.  Nesse episódio batemos um papo muito importante para você que quer iniciar um negócio na internet.

Por Que Seu Negócio Precisa de um Site

Se você está começando um empreendimento ou já é proprietário de uma empresa, negócio ou serviço e ainda não está na internet pode estar perdendo centenas de oportunidades todos os meses.

Já são mais de 116 milhões brasileiros conectados a internet todos os dias, ter um negócio off-line é praticamente sinônimo de inexistência nesse mundo conectado.

Criar um site é algo essencial para sobrevivência do seu negócio, ele aumenta a visibilidade da sua marca e torna sua empresa visível em GPS por exemplo, aumentando as chances de se encontrado, quando um usuário digitar no Google por exemplo “Escola em Curitiba”.

 

Um Pouco Sobre o Google

Diversas pesquisas já apontaram que antes de um cliente ir até uma loja física ele pesquisa no Google, para descobrir quais lojas estão mais perto, e quais lojas atendem melhor a sua necessidade.

O Google possui um sistema de geolocalização, onde ele aponta ao usuário que está pesquisando as empresas mais próximas dele, facilitando para o cliente encontrar algo em sua região, e aumentando as chances da sua empresa fechar um novo negócio.

Mas para aparecer nos buscadores e no sistema de mapas do Google é preciso alguns ajustes, começando claro em se Ter Um Site.

Além disso também é possível aumentar a relevância do seu negócio, utilizando recursos como depoimento de usuários que já compraram em seu negócio, fotos de pessoas que frequentaram etc.

Outro recurso bem importante são sites de reclamações de usuários como por exemplo o https://www.reclameaqui.com.br  que ranqueia empresas que não estão prestando um bom serviço ou atendimento, aumentando ainda mais as chances de você conquistar um cliente pelo simples fato de ter um bom atendimento e não estar presente nesses órgãos.

Além dos recursos gratuitos ter um site também abre a possibilidade de trabalhar com anúncios patrocinados e aparecer para seus clientes de acordo com as suas necessidades, por exemplo: se você tem uma panificadora no centro de Curitiba, certamente não vai atender um público distante, mas com os anúncios você pode segmentar e captar em cima de quem realmente importa pra você, ou seja usuários de um raio de até 4km da sua panificadora.

 

Pare de Criar Objeções

 

Já investi dinheiro em um site e não deu resultado

Essa é uma das objeções mais comuns que recebo todos os dias, nem sempre o fato de se ter um site é o suficiente para ter todo resultado esperado, é preciso muito mais que isso, cuidados como: Velocidade do site, Certificação, Hospedagem, Responsividade do site e diversos outros parâmetros fazem toda diferença, além da configuração final onde informamos o Google da existência do seu negócio.

Tenho uma página do Facebook e não preciso de um site

Não se engane, apesar do fato de se ter um perfil nas redes sociais ser muito importante para o crescimento do seu negócio, ele não supre as necessidades de se ter um site, um exemplo bem comum que gosto de utilizar é: “Imagine que você encontrou um terreno lindo em frente a praia, e não tinha nem uma casa lá, esta tudo plaino e maravilho é só construir, e você começa a construção da sua casa, e investe cada dia milhares de reais para deixa-la linda e um belo dia o dono do terreno aparece e fala que o terreno é dele e que não tem interesse em vender, você simplesmente irá perder todo seus esforços e terá uma grande frustração”. O Facebook ou qualquer rede-social não é sua e não te pertence assim como o Orkut, MSN, MySpace tiveram um fim, tudo está sujeito a acabar e você corre o risco de perder toda sua audiência. Diferente disso construir sua audiência embasado em um site é construir sua casa em seu próprio terreno onde ninguém exceto você mesmo, pode te tirar de lá.

 

Não vendo online, logo não preciso de um site

Como já citei no início do artigo um site não é apenas para se vender online, mas para facilitar que seu cliente chegue até você ou descubra sua empresa. Um site é primordial para sua empresa seja ela um e-commerce ou apenas uma loja física.

Quanto custa manter um site

Este é um fator que pode diferenciar bastante, mas basicamente você terá custos mensais e anuais, os custos mensais são referentes a sua hospedagem, e os custos anuais são referente ao seu domínio e certificados caso seu site utilize.

Basicamente os seus custos devem ser de R$60 a R$100 mensal (hospedagem) e R$40 anual (domínio).

É claro que você precisa contratar um desenvolvedor para criar o projeto, mas esse custo dependerá do nível de dificuldade e normalmente é um investimento único.

Cuidados ao iniciar um site

Suspeite de valores muito baixos ou sistemas prontos. Ter um site requer algumas atenções que nem sempre serão atendidas em casos genéricos como esses.

O investimento e atenção nesse processo é algo muito importante, é preciso que o profissional desenvolva um site que possua todos os pré-requisitos do Google, e te auxilie na hora de informar o Google que seu site acabou de nascer, esse processo pode ser feito de diversas formas.

Ter um controle sobre seu site é muito importante, contratar um site onde você ficará preso ao desenvolvedor para cada nova alteração, pode engessar o seu negócio, você precisa ser treinado para dar conta das atualizações, mudanças de fotos, implementações ou até mesmo postagens em seu blog.

 

 

 

Se você já tem um site, e quer aprender formas para divulgar seu negócio e ainda não conhece o Marketing Digital esse artigo pode ajudar: O que é e Como Iniciar no Marketing Digital

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