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3 Passos para criar um Plano de Marketing Perfeito.

Criando um Plano de Marketing Digital

Como criar uma Planejamento de MARKETING

Esquecer ou deixar de lado o planejamento de Marketing Digital é um deslize muito comum entre os empreendedores. Com uma visão Macro, tudo isso pode parecer uma tarefa simples e rápida, afinal basta criar um site uma página no Facebook e quem sabe fazer um ou dois anúncios no Google Adwords. Na verdade essa tarefa não é tão simples quanto parece, e ao saltar esse passo você pode entrar em uma grande enrascada perdendo tempo, dinheiro e o pior desistindo de tudo.

Preparei abaixo 3 tópicos para se preparar um bom plano de marketing ou pelo menos ter em mente o que é essencial para iniciar um.

1- Pesquisa

Como Criar uma Pesquisa de Marketing Digital

Essa eu diria que é a fase mais importante de todo o seu planejamento de Marketing Digital, já que é aqui que você irá definir suas metas, conhecer o cenário do seu negócio da concorrência e claro o mais importante seu público-alvo.

Uma dica para se trabalhar em etapas dentro da fase de pesquisa do seu plano de marketing é dividir em três etapas:

Objetivo:  A dica aqui é tentar ser o mais Específico, Mensurável, Ambicioso, Realista e Preciso no Tempo possível.

Cenário: Que tal começar com uma análise SWOT? Descubra tudo sobre sua concorrência e o cenário online no geral de seu nicho.

Público-Alvo: Passe horas pesquisando, não tenha preguiça, pois entender quem são, é muito importante, descubra qual a melhor maneira de se aproximar do seu público, quais são seus pontos fortes e fracos, o que eles costumam analisar antes de comprar um produto, quais sites e quais conteúdos mais consomem e por aí vai. Um detalhe muito importante não fique preso apenas em uma persona, tente criar variações.

2- Plano de ação

Como criar um Plano de Ação

Agora sim, você já pode começar o seu planejamento de Marketing Digital, definindo o cronograma, os canais, conteúdo e claro o monitoramento da sua estratégia.

Vamos detalhar mais:

Canais: Com base no comportamento do seu público-alvo você poderá definir quais os melhores canais de mídia para investir seus esforços, não se prenda a apenas um canal, e defina por onde iniciar e quais canais devem ser ativados no início do projeto.

Conteúdo: O conteúdo pode ser sua maior arma, então invista seu tempo produzindo, você pode começar planejando quantos conteúdos serão necessários e quais os formatos que seu cliente consome, trabalhe aqui alguma metodologia de funil, para melhorar o resultado.

Cronograma: Claro como você já sabe onde divulgar, e quais materiais produzir é hora de criar uma regra de frequência de distribuição. Lembre-se de ser Realista e Preciso.

Monitoramento: É hora de definir quais dados realmente importam com base nos canais escolhidos, não é necessário mensurar tudo, leve sempre em consideração a realidade e já deixe claro aqui como será feito esse monitoramento, para não haver retrabalho ou descobrir que sua análise não será possível.

 

3- Execução

Execução Marketing Digital

Agora você já tem as informações necessárias para definitivamente colocar em prática tudo que planejou. Fique atento, pois futuras mudanças ainda poderão e devem ocorrer, essa é a parte mais legal do Marketing Digital, aprender e moldar conforme a necessidade e o resultado.

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